terça-feira, 2 de junho de 2009

É Socialmente Activo?

A esquizofrenia, devido às suas características, foi durante muito tempo um sinónimo de exclusão social…No entanto não pode ser encarada como uma desgraça: tem que ser vista como uma barreira que impede o desenvolvimento natural!!!

Os aspectos essenciais da Esquizofrenia são um misto de sinais e sintomas característicos (tanto positivos como negativos) que estiveram presentes por um período de tempo significativo durante 1 mês (ou por um tempo menor, se tratados com sucesso), com alguns sinais do transtorno persistindo por pelo menos 6 meses. Esses sinais e sintomas estão associados com acentuada disfunção social ou ocupacional.A Esquizofrenia envolve disfunção numa ou mais áreas importantes do funcionamento (por ex., relações interpessoais, trabalho, educação ou higiene).
Se a perturbação começa na infância ou adolescência, entretanto, pode haver um fracasso em conquistar o que seria esperado do indivíduo. O progresso educacional frequentemente está perturbado, podendo o indivíduo ser incapaz de terminar a escola. Muitos indivíduos são incapazes de manter um trabalho por períodos prolongados de tempo. A maioria (60-70%) dos indivíduos com Esquizofrenia não se casa, e a maior parte mantém contactos sociais relativamente limitados.Os indivíduos que eram socialmente activos podem perder o interesse em actividades com as quais anteriormente sentiam prazer, tornar-se menos faladores e curiosos, e passar a maior parte de seu tempo isolados.

Sem comentários: