terça-feira, 2 de junho de 2009

Modos de Lidar com a Doença

Perante uma pessoa esquizofrénica, o apoio da sua família ou amigos é um esforço muito difícil e emocionalmente desgastante, principalmente quando o doente tem uma recaída. Para a família pode significar uma carga financeira pesada que afecta o trabalho e a vida quotidiana dos familiares e por vezes, a reacção emocional por parte das pessoas que cuidam dos esquizofrénicos e o método que usam para lidar com eles não são eficazes ou os mais indicados, como por exemplo, controlar o comportamento da pessoa, criticando-a ou protegendo-a excessivamente. Deste modo, é importante as famílias receberem informações adequadas sobre a doença e o seu tratamento, bem como receberem aconselhamento familiar, para lhes dar apoio emocional e conselhos práticos sobre o modo de como controlar o comportamento do esquizofrénico. Assim, os grupos de apoio e outras instituições, são bastantes importantes no acompanhamento do doente e da família durante toda a evolução da doença, sendo uma das etapas principais da família, que é juntar-se a um grupo de apoio.
Como já foi referido, a família dos doentes com esquizofrenia é uma peça muito importante a todo o nível, tanto como social, como também apenas para sobreviver, cuidando deles de acordo com as suas necessidades e disponibilidade dos serviços de saúde mental e de apoio à comunidade de forma a proporcionar uma vida independente do doente, ajudando-o a controlar a sua doença.
Assim, as famílias que tratam, com mais sucesso, um familiar que sofre de esquizofrenia são aquelas que aceitam a doença e as suas dificuldades, que são realistas naquilo que esperam do doente e delas próprias. Desenvolver e manter estas atitudes é um processo em curso para a maioria das pessoas, mas isto pode acontecer mais fácil e rapidamente com o apoio compreensivo dos outros.
A contínua investigação científica está sempre em evolução podendo trazer novas descobertas e novos tratamentos que, no futuro, darão uma nova esperança para os doentes esquizofrénicos. Por enquanto, deve-se tentar ajudar o doente a viver a vida da melhor maneira forma possível, para tentar concretizar uma vida normal e integrado na sociedade.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostaria de cumprimentar pelas informações sobre um tema tão importante como a esquizofrenia, pois muitas vezes passamos a pensar que existe uma certa negligência da parte médica em relação a doença, pois por tantos anos não existe uma evolução no tratamento da doença que interfere de forma tão devastadora na vida de um ser humano e de sua familia. Gostaria que varias pessoas se unissem para exigir maiores pesquisas sobre medicamentos e tratamento mais eficazes e até a cura para tantas pessoas que sofrem devido este problema. O governo poderia investir nos estudos e os cientistas se incentivarem a buscar uma cura.