sexta-feira, 15 de maio de 2009

Diferentes Tipos de Esquizofrenia

Podemos dizer que são todos diferentes, pois existem 6 tipos diferentes de esquizofrenia.

Esquizofrenia residual:
Refere-se a uma esquizofrenia que já tem muitos anos e com muitas consequências. Neste tipo de esquizofrenia podem predominar sintomas como o isolamento social, o comportamento excêntrico, emoções pouco apropriadas e pensamentos ilógicos.

Esquizofrenia simples:
Normalmente, começa na adolescência com emoções irregulares ou pouco apropriadas, pode ser seguida de um demorado isolamento social, perda de amigos, poucas relações reais com a família e mudança de personalidade, passando de sociável a anti-social e terminando em depressão. É também pouco frequente.

Esquizofrenia Indiferenciada:
Apesar desta classificação, é importante destacar que os doentes esquizofrénicos nem sempre se encaixam perfeitamente numa certa categoria. Também existem doentes que não se podem classificar em nenhum dos grupos mencionados. A estes doentes pode-se atribuir o diagnóstico de esquizofrenia indeferenciada.

Esquizofrenia Paranóide:
Predominam sintomas positivos como alucinações e enganos, com uma relativa preservação o funcionamento cognitivo e do afectivo, o inicio tende ser mais tardio que o dos outros tipos. É o tipo mais comum e de tratamento com melhor prognóstico, particularmente com relação ao funcionamento ocupacional e à capacidade para a vida independente.

Esquizofrenia Catatónica:
Sintomas motores característicos são proeminentes, sendo os principais a actividade motora excessiva, extremo negativismo (manutenção de uma postura rígida contra tentativas de mobilização, ou resistência a toda e qualquer instrução), mutismo, cataplexia (paralisia corporal momentânea), ecolalia (repetição patológica, tipo papagaio e aparentemente sem sentido de uma palavra ou frase que outra pessoa acabou de falar) e ecopraxia (imitação repetitiva dos movimentos de outra pessoa). Necessita cuidadosa observação, pois existem riscos potenciais de desnutrição, exaustão, hiperpirexia ou ferimentos auto-infligidos. O tratamento, portanto, é bem difícil.

Esquizofrenia Desorganizada:
Discurso desorganizado e sintomas negativos como comportamento desorganizado e achatamento emocional predominam neste tipo de esquizofrenia. Os aspectos associados incluem trejeitos faciais, maneirismos e outras estranhezas do comportamento. É o tipo que tem tratamento mais complicado.
Também e de referir um outro tipo que é esquizofrenia infantil, um tipo raro de esquizofrenia (0,5% dos casos), não incluído no DSM. Ocorre bem cedo na vida do indivíduo (os primeiros problemas surgem entre os 6 e 7 anos de idade). É bastante severa, tendo sintomas e disfunções mais intensas, além de um tratamento mais difícil. Ainda não foi perfeitamente explicado o mecanismo que determina a esquizofrenia infantil. Factores ambientais não exercem qualquer influência sobre o aparecimento da doença, o que leva a acreditar que a base dela é puramente genética. Características psicológicas incluem falta de interesse, ecopraxia, ecolalia , baixo QI e outras anormalidades.

17 comentários:

Anónimo disse...

Descobri a pouco tempo que sou portadora dessa doença creio que seja a RESIDUAL , pois trabalho , sou casada , tenho 3 filhos ,mas sou anti social , muito nervosa , chorona , falo sozinha faço coisas que não são normal .Muito esquecida .

Anónimo disse...

Engraçado, tenho a mesma sensação da pessoa acima, porém, não consigo me aproximar de ninguém, ter relacionamentos, namoros, etc. Sofro com isso, porque meu pensamento parece ser estranho demais, algumas vezes, isso assusta e fasta os outros. Sou também extremamente esquecida, esqueço de coisas importantes e óbvias, mesmo que eu anote-as, tenho confusões mentais, como se nem soubesse quem eu mesma sou, quase sempre. Minha noção de imagem da realidade parece distorcida também, algumas vezes...

Anónimo disse...

não gostei o texto é muito grande e a minha professora mandou copiar e o meu dedo ta doendo.

Anónimo disse...

OLA BOA TARDE
BEM EU GOSTEI DO Q LI,SE E MUITO GRANDE E SO RESUMIR,MAIS ME AJUDOU MUITO OBG PELA FORCINHA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Olá amigos, o conceito esta ótimo, mas porém abreviado. Nao se considerem esquizofrênicos por achar possuir alguns desses sintomas. A nossa estrutura psíquica e constituída de varias partes, incluindo psicose e perversão. Um diagnostico nem sempre esta correto, sao necessários anos de analise e de avaliações de vários profissionais, incluindo médicos, psiquiatras, psicólogos ou psicanalista para um diagnostico possível. Na duvida procurem a ajuda de um profissional de saúde. Lembre- se que o importante nao e focar na doença e sim em com o melhorar a qualidade de vida.

Anónimo disse...

Li há algum tempo um livro maravilhoso, que tem uma visão diferenciada da esquizofrenia; Chama-se Ala 18, Autor: Frungilo Jr, Wilson. Tem dele no site da Saraiva. Sou profissional da área da saúde, estudante e tenho casos na família de esquizofrenia.

Anónimo disse...

Olá, muito prazer. Bem, minha irmã mais nova, a pouco, descobriu ter esquizofrenia Catatónica. Foi um choque para toda família. Particularmente, ela sempre demonstrou isso mesmo. Agressiva demais, falava sozinha, tinha amigos imaginários que JURAVA existir e tinha medo das pessoas. Nós sempre pensamos que era autismo, até irmos ao psicologo e depois de uma serie de exames ser constatado Esquizofrenia.
Eu nunca soube lidar com isso muito bem, e até me mudei para casa da minha tia por conta disso. Sinto medo da minha irmã, então, queria aprender a lidar com isso um pouco melhor. Obrigada pelo texto, eu realmente achei muito interessante.

Anónimo disse...

Vocês querem ter a doença do por lerem um texto. Vão procurar um psiquiatra --' vcs são hipocondríacos ( mania de doença ) do ppde

Anónimo disse...

Preciso fazer um estudo de casos para um seminário de esquizofrenia, essa matéria me ajudou muito. Muito agradecida estou.

Anónimo disse...

Se alguém tiver mais comentários, deixem aqui, eu preciso , e mais uma ver obrigada

anonimous disse...

Eu tenho um ex-amigo, que há 2 semanas tem rejeitado qualquer convite de amigos, incluindo eu para sair, tem estado demasiado calado, atitudes estranhas. De um momento para o outro, em 2 chamadas que lhe fiz foi agressivo a falar, e desligou me na cara. É uma pessoa que está com depressão desde os 7 anos de idade, actualmente tem 22 anos. Mas nas 3 ultimas semanas, ele tem sido bastante agressivo. Ele quando me vê fica com uma cara que pareçe que lhe fiz algum mal. Olha para mim de uma forma de quem me quer agredir, e ja me ameaçou algumas vezes. Eu onte ontem perguntei lhe o porque de estar comigo, sempre o respeitei, sempre o apoiei, fiz muita coisa por ele. A resposta dele foi lol, lol, lol, lol, lol, lol; sempre a mesma coisa. Ele até foi expulso de casa pela mãe porque ele desde que começou isto ha 3 semanas, ele não tem falado com ninguem, nem com familia, nem com amigos, alías em relação a problemas ele isola-se bastante. Até que chega a um ponto que arrebenta, e não há ninguem que lhe meta a mão. Eu desde que eu era amigo, há coisas, que ele contava que pareçia irreal. Coisas, que acontecem nos filmes e não na realidade. Isso é indicíos de esquizofrenia?

Anónimo disse...

Ola eu nao sei se realmente me enquadro nos sintomas embora tenha alguem na familia q tem esse transtorno, e disseram q tenho mas nunca tive alucinaçoes, so me sinto que nao me enquadro c nada nem ninguem e por isso me isolo. Tenho surtos de desespero e de agressividade, e nao gosto de viver so na realidade, eu gosto mto de criar historias e ver filmes p fugir da realidade. Pra mim o mundo nao faz sentido.
Quanto ao comentário anterior acho q pode ser esquizofrenia, talvez esse seu ex amigo ache ou viu na cabeça dele q vc fez algo pra prejudicá-lo, tudo é possivel!

Anónimo disse...

Anônimo deu seu depoimento: Há mais de 4 décadas tive uma crise no trabalho, antecipada por vários pensamentos negativos entre eles medo de perder o emprego e com isso exposto a comentários de terceiros. Não dormia à noite, só de dia. Nào tinha coragem de sair de dia, só à noite.Morava com 4 colegas numa casinha por nós alugadas, éramos jóvens e solteiros.Vivia isolado num dos quartos. Como na minha época eu gostava da Jóvem Guarda, cheguei a fazer parceria de música com um hoje respeitado artista de nosso Estado. Mas era tão grave minha situação que eu evitava assistir ao programa de fim-de-ano da Globo do Roberto Carlos. Serei breve: tentei contra minha vida por três vezes, fui julgado incapaz e depois de dois anos aposentado por invalidez.Internado várias vezes, o psiquiatra - chegou a ser Secretário de Saúde do Estado- que vinha me tratando me enchia de remédios (controlados), mas tive forças, não tomava os medicamentos, claro, os enfermeiros não sabiam.Me recuperei, fiz concurso numa Estatal, trabalhei,fui elogiado como um bom
profissional e estou aposentado há vinte anos.Então aquilo que vocês encaram como O FIM, NÃO É O FIM. Outra coisa, ninguém está aqui por acaso, o fim da vida não existe. Pratiquem boas ações. Se alguém gostar de vocês, é bom prá vocês e é bom prá ele.Se alguém não gostar de vocês, o problema é dele e não de vocês.

Anónimo disse...

Vc não compriendeu a doença, comentário acima, não e uma mera depressão.

Angelina Keffi disse...

There is a safe & effective Natural Herbal Medicine. For Total Cure Call    +2349010754824,  or email him   drrealakhigbe@gmail.com       For an Appointment with (Dr.) AKHIGBE contact him. Treatment with Natural Herbal Cure. For:Dengue Fever, Malaria. Painful or Irregular Menstruation. HIV/Aids. Diabetics. Vaginal Infections. Vaginal Discharge. Itching Of the Private Part. Breast Infection. Discharge from Breast. Breast Pain & Itching. Lower Abdominal Pain. No Periods or Periods Suddenly Stop. Women Sexual Problems. High Blood Pressure Chronic Disease. Pain during Sex inside the Pelvis. Pain during Urination. Pelvic Inflammatory Disease, (PID). Dripping Of Sperm from the Vagina As Well As for Low sperm count. Parkinson disease. Obesity, Lupus.  Cancer.  Tuberculosis.  Zero sperm count. Bacteria Diarrhea.Herpatitis A&B, Rabies. Asthma.  Quick Ejaculation. Gallstone, Esquizofrenia, Cirrhosis,  Premature Ejaculation. Herpes. Joint Pain. Stroke. Weak Erection.  Erysipelas, Thyroid, Discharge from Penis. HPV.  Hepatitis A and B. STD. Staphylococcus + Gonorrhea + Syphilis. Heart Disease.  Pile-Hemorrhoid.rheumatism, thyroid, Autism, Penis enlargement,  Waist & Back Pain.  Male Infertility and Female Infertility. Etc. Take Action Now. contact him & Order for your Natural Herbal Medicine:  +2349010754824  and email him    drrealakhigbe@gmail.com    Note For an Appointment with (Dr.) AKHIGBE.I suffered in Cancer for a year and three months dieing in pain and full of heart break. One day I was searching through the internet and I came across a testimony herpes cure by doctor Akhigbe. So I contact him to try my luck, we talk and he send me the medicine through courier service and with instructions on how to be drinking it.To my greatest surprise drinking the herbal medicine within three weeks I got the changes and I was cure totally. I don't really know how it happen but there is power in Dr Akhigbe herbal medicine. He is a good herbalist doctor.